Camaleônico, Wander Wildner divulga primeiro disco conceitual e faz shows na Bahia

wander-wildner1-e1341403751248 

Vivemos um tempo que a grande mídia brasileira já não enxerga o rock como negócio rentável e eventualmente elege algum pastiche de Los Hermanos ou Coldplay para o papel de salvador de um gênero que nunca precisou ser salvo. Por trás de tentativas tão previsíveis, o que existe é apenas o desejo – não muito obstinado, é verdade – de recuperar um produto.

Enquanto isso, na contramão do mainstream, certos músicos obtêm sucesso à sua maneira: conquistam o ouvinte não por dar aquilo que ele quer, mas por surpreendê-lo. Um exemplo é gaúcho Wander Wildner, cuja carreira vinha passando pelo punk-brega e pelo folk, pelo romântico e pelo cômico, e agora se reinventa num rock básico com abordagens mais sérias. O resultado da mudança está em Existe Alguém Aí?, oitavo trabalho solo do ex-Replicantes, desde já um dos melhores lançamentos nacionais de 2015.

No novo álbum, não se escuta a tendência desplugada dos dois discos anteriores, Caminando y Cantando (2010) e Mocochinchi Folksom (2013). As faixas são mais longas que o habitual e as guitarras dão o tom de todas elas. A influência punk ainda se faz perceber, porém como parte de um som mais raivoso, bem diferente de como aparece em Baladas Sangrentas (1996), Buenos Dias! (1999) e Paraquedas do Coração (2004).

 Existe Alguém Aí? é um trabalho conceitual, coisa que Wander Wildner realiza pela primeira vez e, claro, totalmente do seu jeito. Nas letras, ele coloca sua visão de sociedade, cidade e política, cria personagens que vivenciam situações de angústia, solidão e redenção. “Requiém para uma Cidade”, sobre uma Porto Alegre sem poder de escolha, e “Naquela Noite Ela Chorou”, sobre alguém que enfrenta uma desilusão política, são os destaques.

Turnê na Bahia – Em setembro, Wander Wildner estará na Bahia para quatro shows com a Warm Up Big Bands Tour. Os shows acontecerão em Salvador (dia 03), Feira de Santana (04), Alagoinhas (05) e Camaçari (06). Informações mais detalhadas serão divulgadas em breve pela Bigbross Produtora.

Por Ana Clara Teixeira

Comments

comments

Deixe uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.